Descubra toda a história por trás da famosa roupinha de saída de maternidade


São muitos os preparativos para a chegada do bebê, com mamães cada vez mais ansiosas para ver a carinha do pequeno e papais preocupados com a saúde de ambos. Um dos cuidados que antecedem a hora do parto é montar a mala de maternidade, pensando na organização, na praticidade e até mesmo nas cores das roupinhas que o bebê usará para atrair boas energias ao nascer.

Entre os itens que vão na mala de maternidade, a roupinha de saída de maternidade é o principal para a criança. Tradicionalmente usadas para as mamães vestirem os bebês, não há uma história definitiva sobre como a saída de maternidade se tornou tão importante. O que se sabe é que o momento em que a mãe recebe alta e já pode levar o pequeno para casa é gratificante, cheio de alegria e expectativas. A roupinha que o bebê usará representa justamente esta mistura de sentimentos positivos.

A saída de maternidade é basicamente composta pela combinação de um macacão arrumadinho mais uma manta quente. É possível também variar, vestindo o bebê com um body de gola detalhada, calça com pezinho, casaquinho estiloso, sapatinhos, luvinhas e toucas.

Carregada de tanto simbolismo, a escolha da roupinha do bebê de saída de maternidade pode ser uma decisão complicada para alguns pais. Muitas famílias seguem tradições de cores ou até usam alguma peça que foi de outra criança, que passa de geração em geração. Por aqui, é comum que o recém-nascido vista amarelo no dia do nascimento, e, quando vai para casa pela primeira vez, é vestido de vermelho. Confira o que representa cada cor e as energias que elas trazem na hora de dar boas-vindas ao seu pequeno:

AMARELO

O amarelo é tradicional para ser a cor da primeira roupinha do bebê, pois, além de ser uma cor luminosa por excelência, ela traz sorte e prosperidade e cai bem em qualquer que seja o sexo da criança.

AZUL

A cor azul oferece tranquilidade e equilíbrio para o recém-nascido. Além disso, é a cor mais usada para os meninos quando eles já podem sair da maternidade.

BRANCO

O branco revela paz, leveza e pureza, sendo uma das cores que não podem faltar na mala do recém-nascido.

LILÁS

A cor lilás representa a espiritualidade, transformação e purificação do bebê. O lilás é mais usado em peças para meninas, pois também representa a feminilidade.

VERDE

O verde representa serenidade, esperança e é muito usada no segundo dia do bebê na maternidade. Além disso, ela possui a ótima energização de acalmar as pessoas que estão ao redor do pequeno, como os pais de primeira viagem.

ROSA

A cor rosa significa suavidade, já que é a mistura do vermelho com o branco. É a cor da beleza, do romantismo, do carinho e do amor terno, e acaba sendo mais usada nas meninas.

VERMELHO

O vermelho é a cor mais comum na hora de levar o filho para casa. Ele é o tom do amor e da força, protegendo e emanando energias positivas ao pequeno. Além disso, também significa saúde e felicidade para o bebê.

CINZA

O cinza é a cor que está entre o branco e o preto, que deve ser evitado. O tom pode ser usada para meninos e meninas, simbolizando equilíbrio e flexibilidade.

A LENDA DO SAPATINHO VERMELHO

Existe uma lenda em alta entre as novas e futuras mamães sobre receber de presente para o bebê na maternidade um sapato vermelho. Com este item, a pessoa está desejando ao pequeno de muita felicidade, amor e prosperidade. É por isso que muitas mamães não dispensam o uso do sapatinho do bebê vermelho na saída da maternidade.

A lenda é um antigo costume cigano que diz que presentear um sapatinho vermelho ao recém-nascido simboliza proteção, boa sorte, saúde e felicidade para o resto da vida. Confira:

“De acordo com a lenda que envolve os sapatinhos, cada bebê escolhe um casal para ser seus pais. Mas havia um que estava muito preocupado com sua nova experiência. Percebendo as dúvidas do pequeno, apareceu a Mestra, que tem o poder de sentir todas as coisas. Ela colocou a mão em sua cabeça e falou: ‘Tenha confiança. Para que sua vida na Terra seja tranquila eu enviarei um amuleto sob a forma de presente, garantindo sua saúde e felicidade’.

O destino reservou que aquele bebê nascesse em uma família de ciganos europeus, e o primeiro presente que recebeu foi um par de sapatinhos vermelhos que ele usou e guardou para sempre. O bebê cresceu e tornou-se muito conhecido e respeitado por todos, assim como seu amuleto. A partir de então, a tradição de dar sapatinhos vermelhos para os recém-nascidos se espalhou pelos cinco continentes".

Acima das lendas e das tradições, o conforto do filhote e o gosto pessoal dos pais para as roupas devem ser mais importantes para a escolha da roupa que o bebê vai vestir na saída da maternidade, levando em consideração também a temperatura do lado de fora. Quando o pequeno finalmente for liberado para ir para o novo lar, o mais esperado é que ele possa sair do hospital com saúde, carregado por pais amorosos e bem recebido na família que o acompanhará por toda a sua vida.

Aproveite para conhecer todas as opções de roupas de bebê e escolha a mais linda para o seu filho! Bora tricotar


Kit Maternidade Maria Luiza

Receita

Costas

Montar 54 pontos nas agulhas numero 4,5 e tricotar em pontos 2/2 por 3cm. Seguir em pontos (3 carreiras em pontos tricô e 1 carreira em ponto meia, fazer sempre essa sequencia). 13cm desde o inicio remate de cada lado 3,2 e 1 ponto a cada duas carreiras. 24cm desde o inicio remate os pontos.

Frente

Montar 32 pontos nas agulhas numero 4,5 e tricotar 7 pontos, 2 carreiras em ponto meia e duas carreiras e ponto tricõ para a barrinha da frente, o restante dos pontos 2/2 por 3cm. Seguir em pontos como nas costas e continuar com os pontos da barrinha da frente. Fazer a cava como nas costas, na altura 19cm desde o inicio remate os 7 pontos da barrinha e a cada duas carreiras 3,2 e 1 ponto. 24cm desde o inicio remate os pontos restantes. Faça o outro lado da frente invertendo o lado da barrinha.

Mangas

Montar 30 pontos nas agulhas numero 4,5 e tricotar em pontos 2/2 por 3cm. Seguir em pontos (3 carreiras em pontos tricô e 1 carreira em ponto meia, fazer sempre essa sequencia). Fazer 1 aumento de cada lado a cada 4 carreiras até completar 42 pontos nas agulhas. 14cm desde o inicio remate de cada lado a cada duas carreiras 3, 2 e 5 vezes 1 ponto. Remate os pontos restantes. Faça a outra manga igual.

Gola

Costurar os ombros e levantar 64 pontos ao redor do decote. Tricotar em pontos 2/2 por 6 carreiras. Remate.

Montagem

Costurar as lados, as mangas e pregar os botões.

Sapatinho

Montar 48 pontos nas agulhas numero 4,5 e tricotar em pontos (3 carreiras em ponto tricô e 1 carreira em ponto meia.) por 4cm, Deixe de ambos os lados 20 pontos a espera e trabalhe os 8 pontos centrais, fazendo 2 pontos juntos no final de cada carreira 6 vezes. Trabalhe agora em pontos 2/2 por 16 carreiras. Remate. Costure a perna e a solinha.

Touca

Montar 62 pontos nas agulhas numero 4,5 e tricotar em pontos 2/2 por 10 carreiras, seguir em pontos (3 carreiras em ponto tricô e 1 carreira em ponto meia.). 15cm desde o inicio diminuir 10 pontos ao longo da carreira e fazer mais 4 carreiras, diminuir novamente 10 pontos. Fazer mais 2 carreiras e diminuir os pontos pela metade, pegando 2 pontos juntos. Passar o fio por dentro dos pontos, puxar bem e costurar a touca.

Materiais

2 Novelos do fio Todo Dia Cor/0000B
Agulhas para tricô numero 4,5
Agulha para costurar
Botões
Tesoura


Kit Baby Kids

Casaquinho

Costas

Montar 54 pontos nas agulhas numero 5 e tricotar em pontos 1/1 por 3cm. Seguir em pontos meia. 14cm desde o inicio remate de cada lado 3,2 e 1 ponto a cada duas carreiras. 25cm desde o inicio remate os pontos.

Frente

Montar 32 pontos nas agulhas numero 5 e tricotar 6 pontos, em cordão de tricõ para a barrinha da frente, o restante dos pontos 1/1 por 3cm. Seguir em pontos como nas costas e continuar com os pontos da barrinha da frente. Fazer a cava como nas costas, ao mesmo tempo do outro lado do trabalho diminuir 1 ponto a cada duas carreiras até ficar com 16 pontos nas agulhas. 25cm desde o inicio remate os pontos restantes. Faça o outro lado da frente invertendo o lado da barrinha.

Mangas

Montar 30 pontos nas agulhas numero 5 e tricotar em pontos 1/1 por 3cm. Seguir em pontos meia. Fazer 1 aumento de cada lado a cada 4 carreiras até completar 42 pontos nas agulhas. 14cm desde o inicio remate de cada lado a cada duas carreiras 3, 2 e 5 vezes 1 ponto. Remate os pontos restantes. Faça a outra manga igual.

Montagem

Costurar as lados, as mangas e pregar os botões.

Sapatinho

Montar 44 pontos nas agulhas numero 5 e tricotar em pontos meia por 4cm, Deixe de ambos os lados 17 pontos a espera e trabalhe os 10 pontos centrais, (2 pontos em trico e 6 pontos para a trança, os pontos foram transpassados a cada 6 carreiras, 2 pontos em trico) fazendo 2 pontos juntos no final de cada carreira 6 vezes. Trabalhe agora em pontos 1/1 por 12 carreiras. Remate. Costure a perna e a solinha.

Touca

Montar 64 pontos nas agulhas numero 5 e tricotar em pontos 1/1 por 10 carreiras, seguir em pontos:15 pontos meia, "4 pontos em tricõ, 6 pontos meia para a trança" 15 pontos meia. 15cm desde o inicio diminuir 10 pontos ao longo da carreira e fazer mais 4 carreiras, diminuir novamente 10 pontos. Fazer mais 2 carreiras e diminuir os pontos pela metade, pegando 2 pontos juntos. Tricotar mais 6 carreiras em pontos meia. Remate os pontos e costure a touca.


Materiais

2 Novelos do fio Hobby Baby Kids Cor/3131
Agulhas para tricô numero 5
Agulha para costurar
Botões
Tesoura

Tamanho
0 a 3 meses


Casaquinho e Sapatinho Ricardo

Costas

Montar 50 pontos nas agulhas numero 5 e tricotar em pontos 1/1 por 3cm. Seguir em pontos meia. 14cm desde o inicio remate de cada lado 3, 2 e 1 ponto a cada duas carreiras. 25cm desde o inicio remate os pontos.

Frente

Montar 30 pontos nas agulhas numero 5 e tricotar 6 pontos em cordão de tricô, para a barrinha da frente, o restante dos pontos 1/1 por 3cm. Seguir em pontos como nas costas e continuar com os pontos da barrinha da frente. Fazer a cava como nas costas, ao mesmo tempo do outro lado do trabalho diminuir 1 ponto a cada duas carreiras até ficar com 16 pontos nas agulhas. 25cm desde o inicio remate os pontos restantes. Faça o outro lado da frente invertendo o lado da barrinha.

Mangas

Montar 30 pontos nas agulhas numero 5 e tricotar em pontos 1/1 por 3cm. Seguir em pontos meia. Fazer 1 aumento de cada lado a cada 4 carreiras até completar 42 pontos nas agulhas. 14cm desde o inicio remate de cada lado a cada duas carreiras 3, 2 e 5 vezes 1 ponto. Remate os pontos restantes. Faça a outra manga igual.

Montagem

Costurar as lados, as mangas e pregar os botões.

Sapatinho

Montar 44 pontos nas agulhas numero 5 e tricotar em pontos cordão de tricô por 4cm, Deixe de ambos os lados 17 pontos a espera e trabalhe os 10 pontos centrais em ponto meia, fazendo 2 pontos juntos no final de cada carreira 6 vezes. Trabalhe agora em pontos 1/1 por 22 carreiras. Remate. Costure a perna e a solinha.

Materiais

1 Novelos de 100g do fio Hobby Baby Kids Cor/541
Fio Familia de 40g Cor/512
Fio família de 40g Cor/branca
Agulhas para tricô numero 5
Agulha para costurar
Botões
Tesoura

Tamanho
0 a 3 meses


Kit Saída de Maternidade Malu

Receita

Casaquinho

Montar 60 pontos nas agulhas numero 4.5 e tricotar em pontos 1/1 por 3cm, seguir em pontos cordão de tricõ por 13cm desde o inicio. Fazer 30 aumentos de cada lado para as mangas e tricotar em ponto arroz duplo. Completando 25cm remate os 20 pontos centrais e trabalhe cada lado separadamente. Fazendo 7 pontos cordão de tricõ para a barrinha da frente e continuar os pontos restantes em ponto arroz duplo. Aumentar 1 ponto depois da barrinha da frente a cada duas carreiras por 12 vezes. Completando 35cm desde o inicio remate os 30 pontos de cada lateral. Fazer 1 trança central e o restante dos pontos em cordão de trico, e continuar os 7 pontos cordão de trico da barrinha da frente. 46cm desde o inicio tricotar em ponto 1/1 e os 7 pontos da barrinha em cordao de trico. Completando 50cm remate os pontos. Fazer a outra parte da frente invertendo o lado da barrinha da frente.

Receita
Sapatinho

Montar 36 pontos nas agulhas numero 4 com o fio branco e tricotar em pontos cordão de tricô
1° carreira: 3t,1 laç, 11t,1 laç, 4t, 1laç, 11t, 1 laç 3t
2° carreira em pontos trico
3° carreira: 4t,1 laç, 11t,1 laç, 6t, 1laç, 11t, 1 laç 4t
4° carreira em pontos trico
5° carreira 5t, 1laç, 11t,1 laç, 8t, 1 laç, 11t, 1 laç 5t

Continue trabalhando os 48 pontos em cordão de trico, faça 15 carreiras. Deixe de ambos os lados 20 pontos a espera e trabalhe os 8 pontos centrais em ponto arroz duplo, fazendo 2 pontos juntos no final de cada carreira 4 vezes. Trabalhe agora em pontos 1x1 por 14 carreiras. Remate. Costure a perna e a solinha.

Receita

Touca

Montar 64 pontos nas agulhas numero 4.5 em pontos 1/1 por 4cm, continuar em pontos cordão de tricô por 13cm desde o inicio. Nesta altura diminua 20 pontos na carreira, tricotar mais 4 carreiras e fazer novamente as 20 diminuições. Tricotar mais 4 carreiras e diminuir os pontos pela metade pegando dois pontos juntos. Passar o fio da lã por dentro dos pontos, puxar bem firme e costurar a touca.

Materiais

2 novelos de 100gr do fio Todo Dia Cor/70006
Agulhas numero 4 e 4,5
Agulha de tapeçaria
3 botões para o casaquinho

Tamanho
Recém-nascido

نموذج الاتصال


Início

Receitas

Loja

Grupo Oficial
whatsapp